segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O Tempo do Advento

Maranatá, vem Senhor Jesus!

Salve Maria! Me chamo Marcos Paulo Vieira Mendes, tenho 18 anos e estou na Paróquia da Catedral há um pouco mais de um ano. Assim que cheguei, fiz o JoAM e me apaixonei pelo curso! Nele fiz verdadeiros amigos e lancei minhas raízes na Paróquia através do Setor Juventude. Assumi a coordenação dos Coroinhas e sirvo nas Missas como Cerimoniário. Nasci e cresci numa família católica, e isso me ajuda enormemente em minha caminhada.
Venho através deste texto falar sobre um tempo muito especial para a Igreja: o tempo do Advento! O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico e acontece antes do grande tempo do Natal. O Advento nos introduz no Mistério da Encarnação do Verbo. Este tempo é constituído de quatro (4) semanas. Os dois principais tempos litúrgicos da Igreja Católica são: o Tempo do Natal e o Tempo da Páscoa. O Advento é para o Natal o que a Quaresma é para a Páscoa.
Os primeiros indícios históricos do Advento provém do século V através de São Perpétuo, Bispo de Tours, que tinha o costume de jejuar nos três dias que antecediam a Solenidade do Natal. Outro relato também desse período, é da ‘‘Quarema de São Martinho’’ que consistia em quarenta (40) dias de jejum em preparação para o Natal. Recebe este nome pois inicia-se no dia seguinte à festa de São Martinho. São Gregório Magno foi o primeiro Papa a redigir um ofício para o Advento, e o Sacramentário Gregoriano é o mais antigo em prover missas próprias para os domingos desse tempo litúrgico.
No século IX, a duração do Advento reduziu-se a quatro semanas, como se lê numa carta do Papa São Nicolau I aos búlgaros. E no século XII o jejum havia sido já substituído por uma simples abstinência.
O Advento é um tempo rico de espiritualidade. Ele nos faz repensar a nossa vida, rever como estamos vivendo e nos recordar que a Igreja vive numa constante espera pela segunda vinda de Cristo, assim como vivemos essas quatro (4) semanas numa ansiosa espera pela chegada da grande Solenidade do Natal do Senhor. O Advento não possui o caráter penitencial da Quaresma mas, é propício para uma avaliação de nossa vida e para a adoção de um novo caminho, caminho que nos conduz a Ele.
 Algumas figuras bíblicas são contempladas durante o Advento como exemplos a serem seguidos, de espera confiante no Senhor. A Virgem Maria: pelo seu sim aos planos Divinos, sua enorme e verdadeira humildade; Sua prima Santa Isabel: pelo exemplo de alguém que recebeu de Deus um grande presente já em sua velhice e pela graça de receber em sua casa a Mãe do Senhor; São João Batista: precursor do Salvador. Preparou os caminhos do Senhor e anunciou aos judeus a chegada do Messias; e, por último, o profeta Isaías: fez diversas profecias sobre a chegada do Messias quinhentos (500) anos antes do nascimento de Cristo.
Desejo que você possa aproveitar muito bem esse Advento, como se fosse o primeiro e o único de sua vida. Que o Menino Deus nasça em seu coração e renove sua vida, lhe preparando para aguardá-lo, em santidade, até que Ele venha.


‘’Rorate Caeli desúper et nubes plúant justum’’
(Derramai, ó céus, o vosso orvalho do alto, e as nuvens chovam o Justo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...