sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

   Olá, meu nome é Beatriz Vilardo e vim falar um pouco sobre a Imaculada Conceição, dia especial para a Igreja Católica e de festa de guarda - apesar de não ser feriado e, este ano, não cair em um domingo.
    A festa da Imaculada Conceição é celebrada no dia 08 de dezembro desde 1854, quando o então Papa Pio IX reconheceu e declarou, através da bula Ineffabilis, “Maria isenta do pecado original” um dogma da Igreja. O título de Imaculada Conceição traduz perfeitamente este pilar da fé, que diz que Maria foi concebida, ainda no ventre de Sant’Ana, sem mancha. Ou seja, Maria foi salva ainda no ventre de sua mãe, ao ser preservada do pecado original.
    Apesar de o dogma só ter sido proclamado dezessete séculos depois do início da Igreja, a certeza da pureza de Nossa Senhora está presente na fé cristã desde muito tempo. Assim como, há tempos, Maria era comparada à Eva. Não por acaso. Ambas eram virgens, imaculadas e prometidas a um homem. Através das duas, o destino da humanidade havia de mudar, o que fazia de ambas a porta para algo novo.  
    Entretanto, se através de uma a perdição entrou no mundo, pela outra veio a salvação. Não é à toa que Maria é chamada Nova Eva e que o anjo a saudou “Ave” – Eva ao contrário e cumprimento, na época, utilizado para pessoas da realeza, ou seja, uma saudação que resumia duas características de Maria.
    Muitas pessoas confundem a festa da Imaculada Conceição com a concepção de Jesus no ventre de Maria. Mas a verdadeira festa celebra a concepção de Maria no ventre de sua mãe, sendo redimida, por Deus, a partir da preservação de sua alma.
    A fim de confirmar o caminho que estava sendo tomado, a própria Virgem apareceu primeiro à Santa Catarina Labouré, pouco antes da proclamação do dogma, em 1830, e pediu que cunhasse uma medalha com a oração “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E depois, apareceu à Santa Bernadette, em Lourdes, em 1858, e disse “Eu sou a Imaculada Conceição”.
    Que nós tenhamos essa verdade em mente, e que nunca deixemos de recorrer à Maria, pedindo sua intercessão, na certeza de que ela foi preservada do pecado original para que Jesus pudesse vir ao mundo através de um ventre puro, assim como Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...