terça-feira, 11 de julho de 2017

Nossa Senhora do Carmo

Olá,  queridos amigos! 
          Sou a Maria Eduarda, tenho 15 anos e faço parte da Catedral desde que fiz o meu EAC, em 2015.
Hoje venho escrever sobre uma pessoa MARAVILHOSA, que se tornou muito especial para mim desde muito pequena, quando participava da Comunidade do Atílio Marotti. Venho falar sobre Maria no título de Nossa Senhora do Carmo!
         O nome Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado à Virgem Maria. Tem como propósito relembrar o convento construído no Monte Carmelo, em Israel.
         Nossa Senhora teve uma aparição na Inglaterra, na cidade de Cambridge, dia 16 de Julho de 1251, para São Simão Stock, que suplicava à NOSSA SENHORA para ajuda-lo a resolver um problema da Ordem do CARMO, da qual era o Prior Geral. Dia 16 de julho de 1251, suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta:
"Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".
         Terminada esta prece, ele levantou os olhos marejados de lágrimas, viu a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, em grande cortejo, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal:
'‘Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’’.
         A palavra Carmelo vem do hebraico, onde Carmo significa "vinha" e "Elo" significa Senhor, portanto "Vinha do Senhor". Nossa Senhora do Carmo foi maravilhosa nos dando o escapulário como nosso porto seguro, como nossa salvação. O verdadeiro significado do escapulário ou bentinho do Carmo é o sinal de devoção Mariana, e é uma Consagração à Virgem Maria. Ele é um sinal sagrado! 
         Devemos dar muita importância ao nosso escapulário, pois a promessa de Maria Santíssima é: "Qualquer pessoa com ele posto não sofrerá o fogo eterno". O escapulário não é "carta branca" para o pecado, mas sim para mostrar a sua devoção à Santíssima Virgem Maria.
         Quando usamos o escapulário como oração, a Mamãe Santíssima nos atrai ao Coração Sacratíssimo de Seu Divino Filho. É preciso que aprendamos a usar o nosso escapulário corretamente. O Papai se usa para frente, e a Mamãe para trás.
         Essas são as promessas de Nossa Senhora do Carmo, para conosco:
1- Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;
2- A Virgem do Carmo livrará o quanto antes à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;
3- O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo;
4- Cada vez que se beija o Escapulário, ganham-se 500 dias de indulgência;
5- O Escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria;
6- O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;
7- O Escapulário é sinal de salvação, pela Virgem Maria;
8- O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;
9- O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;
10- O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria.

         Antes de usar o Escapulário, é obrigatório participar do Ritual de Imposição e Bênção feito por um sacerdote. É um dever de quem recebeu o Escapulário rezar todos os dias as orações que o Padre passou durante o Ritual da Imposição, ou, caso o Padre não as tenha passado, rezar os 3 Pai Nosso, Ave Maria e Glória. Na hora da imposição, deve-se usar o Escapulário de Lã, e só depois é permitido usar a Medalha.
As Indulgências

Estas são as indulgências plenárias e parciais para os que vestirem o escapulário.
A). Indulgências plenárias.
1. O dia que se impõe o escapulário e o que é inscrito na terceira Ordem ou Confraria.
2. Nestas festas: 
a) Virgem do Carmo (16 de Julho ou quando se celebre); 
b) São Simão Stock (16 de maio); 
c) Santo Elias Profeta (20 de Julho); 
d) Santa Teresa de Jesus (15 de Outubro), 
e) Santa Teresa do Menino Jesus (1 de outubro); 
f) São João da Cruz (14 de Dezembro); 
g) Todos os Santos Carmelitas (14 de Novembro).
B). Indulgências Plenária no dia do Carmo. O dia do Carmo, 16 de Julho, ou na data em que exatamente se celebre, tem concebida uma indulgência plenária.
C). Indulgência parcial. ganha-se a indulgência parcial por usar piedosamente o santo escapulário. Pode-se ganhar não só por beijá-lo, mas também por qualquer outro ato de efeito e devoção. E não só ao escapulário, mas também à medalha-escapulário.

         Nossa Senhora do Carmo é Maravilhosa, Linda, Minha Intercessora. Eu a amo muito.

Oração de Nossa Senhora do Carmo
Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.






Nossa Senhora do Carmo Rogai por nós!
Paz e bem!

Maria Eduarda Penna da Silva
6° EAC da Catedral - 2015.

Um comentário:

  1. Simplesmente lindo! Nunca pensei na importância de Nossa Senhora do Carmo dessa forma. Simplesmente lindo! Nossa Mãezinha como sempre impressionando muito com suas belíssimas histórias! Deus abençoe a escritora, que Deus usou para passar essa linda história pra todos nós!

    ResponderExcluir

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...