quarta-feira, 14 de junho de 2017

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Caros irmãos e irmãs, a Igreja se reúne hoje para comemorar sua maior riqueza: a Eucaristia!
O dia da Eucaristia propriamente dito é a Quinta-feira Santa, mas, por estarmos mergulhados nos mistérios da Semana Santa, a Mãe Igreja nos prepara outra data para tal comemoração: a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Este dia tão importante chamamos Corpus Christi (Corpo de Cristo).
Esta Solenidade tem origem na Idade Média. Por volta do ano 1000, alguns hereges negavam a presença de Jesus na Eucaristia. A Igreja, porém, sempre defendeu esta Verdade de Fé. No ano 1215, no IV Concílio de Latrão, a Igreja ‘’fechou questão’’ sobre a presença real de Cristo na Eucaristia. Em 1243, uma freira belga afirmou ter visões de Nosso Senhor, nas quais Ele pedia que a Eucaristia fosse celebrada com destaque.
Em Bolsena (Itália), durante uma Missa celebrada por Pe. Pedro de Braga, da hóstia consagrada caíram gotas de sangue; o padre duvidou da presença eucarística. O Papa Urbano IV estava na cidade vizinha e ordenou que lhe levassem a hóstia. Quando a viu exclamou: “Corpus Christi!”. Em 1264, ano de sua morte, o mesmo Papa estendeu a toda a Igreja a festa eucarística pedida por Cristo e como memorial do milagre de Bolsena.
Santo Tomás de Aquino compôs textos para os ritos litúrgicos, depois de também outros teólogos apresentarem suas versões. Somente em 1274 começou o costume de fazer a procissão expondo a hóstia consagrada num ostensório. Em 1317 o papa João XXII criou o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas ruas.
O milagre eucarístico mais famoso é o milagre de Lanciano. Um padre duvidou da Transubstanciação na hora da Consagração. O pão tornou-se carne e começou a sangrar. Pesquisas mostram que a carne é de um coração humano e o sangue também. O sangue é AB, o mesmo tipo presente no Santo Sudário.
A procissão pelas ruas é um testemunho público de nossa crença na Eucaristia. Mostramos ao Mundo em quem está fundamentada nossa Fé. Que nós possamos neste dia, renovar nossa Fé na Eucaristia e dar um verdadeiro testemunho perante o Mundo decadente. Que ao verem nossa Fé, muitos se convertam!



                           Marcos Paulo V. Mendes
                 Cerimoniário e membro do Setor Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...