domingo, 4 de junho de 2017

Pentecostes: Dia do Espírito Santo

Meu nome é Sérgio Nardi, tenho 23 anos e frequento a paróquia da Catedral desde a chegada do nosso pároco, Padre Adenílson, e frequento o setor juventude há mais ou menos um ano. Venho de uma família muito boa e simples, pais que eu amo muito e que sempre estiveram do meu lado. Desde os meus 6 anos trabalho na igreja, servindo a Cristo no altar. Alguns anos depois Deus me chama para servir a Ele na música também.
Neste domingo, juntos com toda a igreja do mundo, celebraremos a solene festa de pentecoste, onde através desta festa compreendemos todas as outras solenidades da igreja e onde compreendemos o nosso chamado no mundo. Mas começo com uma pergunta. O que é o Espirito Santo?  Conversando com a minha mãe, a caminho da missa e com dúvidas de como começaria esse texto, perguntei para ela como eu iria falar sobre o Espirito Santo. Sua resposta ajudou bastante, mas ainda faltava algo. Então, percebi que só poderia falar do paraclito, como o Espirito Santo é conhecido, se tivesse verdadeiramente uma experiência com Ele.
Desde muito novo na igreja sempre ouvi falar sobre o Espirito Santo, diziam que Ele era um presente de Deus para as nossas vidas e para a nossa caminhada. Que para chegar até o céu e contemplar a face de Deus, precisaria que Ele habitasse dentro de nós. Mas, por que um Alguém teria que habitar dentro de mim para eu contemplar um dia a face de Deus? Pois bem, anos mais tarde entrei para o grupo de jovens da minha comunidade e também, lá nas reuniões, se falava muito sobre o Espirito Santo, mas ainda não o conhecia. Conhecia apenas por palavras, mal sabia eu que no dia do meu Batismo já tinha conhecido e recebido Ele dentro do meu coração, mas aquelas palavras estavam começando a me incomodar e mesmo assim, pela minha ignorância, deixei para lá e segui meu caminho na igreja.
Até que um dia conheci um consagrado da Shalom em uma preparação para o retiro de carnaval da minha comunidade e ele falava da vinda do Espirito Santo sobre os Apóstolos e que, depois daquele acontecimento, eles ficaram cheios das Graças do Espirito e que, a partir daquele momento, Deus começou a agir neles. Já não eram mais eles que viviam, mas Deus que agia neles e morava dentro deles. Então, eles conseguiram ir para o mundo e pregar a Boa Nova de Cristo. Aquelas palavras que já me perturbava no dia a dia, naquela ocasião da preparação do retiro de carnaval, ficou ainda maior. E Deus com toda a Sua infinita Misericórdia, através da nossa suplica pedindo a vinda do Seu Espirito, fez com que eu tivesse uma experiência que a partir daquele dia, minha vida mudaria para sempre. Eu sentia uma chama tão forte dentro do meu coração, que poderia comparar esta chama com um vulcão em erupção. Eu me sentia diferente modificado e muito alegre. Então, aquelas palavras que eu sempre ouvia dentro da missa, começou a fazer sentido para mim.
Hoje todos nós precisamos passar por essa experiência para entender verdadeiramente o que Deus quer em nossas vidas. Vemos por exemplo os Apóstolos, que após a morte de Cristo ficaram tão perdidos e sozinhos, mas através do Paraclito, conseguiram enxergar a vontade de Deus para eles. E principalmente Pedro, um velho pescador, que negou Cristo três vezes e não teve se quer a coragem de ficar nos pés da Cruz junto à Maria e João, se tornou aquilo que Deus quis para ele um verdadeiro pescador de almas e a rocha fundamental para o começo da nossa igreja. E através do seu testemunho, que o Espírito conduzia, muitas pessoas se converteram a Cristo. E a partir daquele momento tão grandioso, através do Espirito, dava-se início a nossa igreja Católica Apostólica Romana.
Voltando àquela pergunta que fiz no início, o que é o Espírito Santo? Posso responder com firmeza e com experiência, que é o amor entre o Pai e o Filho e desse amor provêm para todos nós, os dons do Espirito Santo que são: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. E como posso receber todos esses Dons? Muito simples, abra-se a ação do Espirito Santo e deixe-o te molda segundo a Vontade de Deus. Através dessa mudança, você perceberá que já não é você que vive, mas sim Deus que vive dentro de você. E Todas as coisas que não compreendia antes, por exemplo: a transferência de um padre para outro país, o Espirito de Deus vai te ajudar a compreender as vontades do Pai.
E nesta solene festa que iremos passar, Deus nos dá a chance de mais uma vez, vivenciar este momento tão grandioso que Jesus prometeu para todos nós e que está escrito no livro de João capítulo 16, versículo 7: “ Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, seu eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei”. Então, esteja aberto a esse Espirito de Amor, que modifica todas as coisas e nos faz compreender todas as vontades do Pai. Só através do Espirito podemos dar gosto a esta Terra e iluminar esse mundo cheio de trevas. Paz e Bem!



Sérgio Nardi
2º JoAM da Catedral
Coordenador de Liturgia do Setor Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...