segunda-feira, 1 de maio de 2017

As Dificuldades de Ser Jovem Cristã no Meio Escolar

Olá, meu nome é Claudiane da Cunha tenho 17 anos, estudo no Colégio São Tomás de Aquino e faço parte da Paróquia e Catedral São Pedro de Alcântara há 2 anos e 3 meses. Enfim, vamos ao que interessa!
Inicialmente quando me pediram para escrever sobre esse tema me vinha um pensamento muito forte na mente, que era o seguinte 'qual a dificuldade que passo sendo uma das poucas cristãs no meu colégio?' Realmente eu sabia o que era necessário escrever e contar mas não sabia como, até que uma frase veio nos meus pensamentos, bastante conturbados, a frase de Santo Agostinho "Quem não teve atribulações para suportar, é porque não começou a ser cristão para valer".
Durante alguns dias no meu colégio comecei a reparar, em quais diferenças tinham entre meus colegas e eu e observei que no modo de falar, agir, olhar o próximo e até mesmo em brincadeiras éramos divergentes.
A partir dessas divergências reparei o tamanho da dificuldade que eu tinha, mas sabia que era um ponto positivo ter essas dificuldades. Uma que mais me incomoda, e acho que a você também, é não conseguir, ou até mesmo ter medo de corrigir o próximo, muitas vezes podemos ter vergonha de mostrar a nossa fé ou medo de perder um "amigo" da sala, mas temos que pensar será que omitir e deixar o outro permanecer no erro, é melhor do que tentar corrigir e perder alguém que se diz "amigo"?
Outra dificuldade que eu tinha, mas já superei, é a de se posicionar quando dizem algo daquilo que acredito, mas dizem de forma incorreta, se repetia a mesma coisa que citei acima o tal do medo, ele muitas vezes fala mais alto, mas ninguém disse que seria fácil não é mesmo?
Outra dificuldade que percebo nos colegas de classe é a questão da 'cola', uma dificuldade que eu particularmente não tenho. Isso realmente é muito feio para um cristão que diz que tem Cristo como maior exemplo, mas a 'cola' está errada para os dois lados tanto para quem copia ou para quem passa, mas tenho quase certeza que ninguém faz isso, se faz pode ter certeza que não está se ajudando​ ou ajudando alguém.
Temos muitas dificuldades realmente, mais algumas dessas dificuldades são criadas pela nossa imaginação, e para diminuir ou até mesmo acabar com essas dificuldades, tenho certeza que é necessário ter a característica de um jovem cristão, ter esperança em dias melhores e coragem para persistir na caminhada. Um lema que temos que levar para nossa vida é alegria e ousadia, temos que ser ousados e alegres para mostrar Cristo para todas as pessoas que não acreditam e as que acreditam também.
Espero que tenha ajudado

E não se esqueça "Quem não teve atribulações para suportar, é porque não começou a ser cristão para valer".

Claudiane Cunha
1º JoAM da Catedral
Coordenadora do JoAM da Catedral (2016 - Atualmente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...