segunda-feira, 20 de março de 2017

JoAM Catedral – Um presente para a juventude

“Pois em minha vida Tu serás pra sempre meu bem querer”

Foto: 1º JoAM da Catedral


Recebi a seguinte mensagem pelo WhatsApp: “Tenho uma missão para você: escrever um pouco sobre o JoAM para o nosso Blog”. Minha resposta foi “UAU! Eu nem gosto de escrever e minha memória é péssima (o que vocês vão perceber). Mas, está bem, eu aceito.” Pensei em Nossa Senhora e disse sim.
Pra começar vou contar um pouquinho da minha trajetória. Em 2011, fiz o meu primeiro encontro, o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), na Paróquia e Catedral São Pedro de Alcântara. Eu fiquei encantada com aquele mundo de irmãos em Cristo, adotei uma nova família (jamais vou me esquecer da Brito regulando nosso tempo no banho. Era só UMA Ave Maria para o banho de cada menina). Assim, acho que posso dizer que entrei para o Setor Juventude da Catedral. Perseverei, fizemos várias atividades juntos e trabalhei e fiz mais encontros. Em 2012, fiz o JoAM (Jovens e Adolescentes em Missão) Diocesano. Eu me apaixonei pela obra! Que fez crescer muito mais o meu amor pelo Rei dos Reis. Continuei perseverando na Catedral com o grupo do EAC e crescia cada vez mais na vida cristã.
Já no ano de 2014, servi em um Encontro de Carnaval da Catedral. Logo no primeiro dia, o Pe. Moisés, vigário da Paróquia, me chamou e disse que precisava conversar comigo depois (QUE AFLIÇÃO). O depois dele demorou tanto... E eu tão ansiosa! Mas, chegou e adivinhem o que era (momento de suspense)?! Me convidou para ser coordenadora de um novo grupo de jovens que teria na Catedral. Tínhamos a necessidade de dividir adolescentes e jovens, e esse grupo seria o JoAM. Eu fiquei maluca! Que responsabilidade! Mesmo assim, aceitei e passamos algum tempo conversando e planejando tudo. No mesmo ano, começamos com as nossas reuniões semanais, formamos o grupo e, como toda família, passamos por alegrias e tristezas, e com a Graça de Deus sempre deu tudo certo. Claro que contando sempre com todo apoio do Pe. JAC (Pároco da Catedral na época) e do Pe. Moisés.
Em 30 e 31 Outubro e 01 e 02 de Novembro de 2015, realizamos o nosso primeiro encontro do JoAM Catedral. Tivemos uma preparação cheia de muita luta, correria, risadas, união e todos nós demos o nosso melhor. Tivemos um número aproximado de 30 encontristas. Lidamos com erros e acertos e tudo aconteceu graças a Deus. Tivemos frutos e nosso grupo aumentou. Em 28 à 31 de Julho de 2016 foi o segundo encontro, que tivemos aproximadamente 18 encontristas. Toda a preparação, todos os momentos do encontro foram de muito aprendizado para nós. A equipe estava reduzida, eram poucos encontristas, mas tivemos muita união e todos nós aproveitamos cada minuto. E sim, tivemos mais frutos! E dessa vez contamos com apoio do Pe. Adenilson (atual Pároco da Catedral) e Pe. Moisés.
A vida segue, nós crescemos e as responsabilidades da vida adulta caem sobre nosso colo. Por causa do tempo, e também para dar lugar a outros jovens de coordenarem a obra, saí da coordenação no final de 2016. Mesmo com os meus erros, que por sinal foram todos tentando acertar, saí sabendo que fiz de tudo para ser o melhor. Tive outros coordenadores ao meu lado, que eu agradeço muito por toda força e companheirismo. Vi mais jovens lutando em busca do mesmo ideal que eu, vi uma galera formando inquebráveis correntes de amor e amizade para fortalecer a fé e juntos subir degraus de santidade. Tivemos muito apoio para não desanimarmos com o nosso grupo. Jovens Missionários que com suas atitudes mostram o rosto de Cristo e lutam por isso diariamente.
Como disse São Francisco de Assis: “Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras”, e é assim que fomos vivendo todo esse tempo e vamos continuar na caminhada que não acabou! 2017 está aí e mais muitos anos virão! Agora com as coordenadoras Claudiane e Dani. Virão novos encontros, novos jovens amigos, a família aumenta (Vamos pôr água no feijão!!!) e a qualidade também.
Agradeço muito a Deus por me permitir fazer parte dessa obra linda que é o JoAM, aos padre e seminaristas por nos ajudarem tanto, aos “tios e tias” que sempre estão conosco nessa batalha (eles nos proporcionam as melhores refeições kkk), agradeço a todos os paroquianos, amigos e familiares pelas orações e doações, aos assessores e a toda a juventude que se mantem de pé pela nossa obra.
Lembremos sempre que mesmo que venham fortes tempestades e se o medo e a maldade quiser nos oprimir, Cristo será sempre a nossa Luz, a nossa Força e alcançaremos a Vitória! A viagem continua, galera!
“Queridos jovens e adolescentes: não tenhais medo! [...] Servir a Cristo é liberdade!” 
São João Paulo II

 Foto: 2º JoAM da Catedral

Reuniões do JoAM: Domingo às 16h no Salão Paroquial. Participem!

Fiquemos com Deus e que Nossa Senhora sempre nos acolha com seu abraço de mãe.

Isabella de Oliveira Fernandes da Silva
Coordenadora do JoAM Catedral 2014-2016
II EAC Catedral
Paroquiana da Catedral São Pedro de Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando o futuro

     “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer” . Depois de passarmos das festas de final de...